Riqueza esportiva em Fortaleza

Publicado em 29/06/2015

Curitiba-esporte-movimento

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, de 8 de julho a 30 de agosto de 2015, a exposição Esporte Movimento, uma seleção de aproximadamente 879 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra é gratuita e já recebeu cerca de 60 mil visitantes nas cidades de São Paulo, Curitiba e Brasília.

Esporte Movimento é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo. Durante a exposição, os visitantes poderão apreciar selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial. Em uma área específica da exposição, os visitantes, especialmente os deficientes visuais, poderão tocar uma tocha. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças também farão parte da exposição.

A ideia central é apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Composta por oito núcleos, a exposição fará um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais, sem esquecer de render justa homenagem a atletas brasileiros que deixaram sua marca no esporte mundial.

Sobre o curador: Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono de uma maiores coleções particulares de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Amazonas.

Serviço:

Exposição Esporte Movimento

Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Foyer superior e galerias 1 e 2 e)

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 8 de julho a 30 de agosto de 2015 (Abertura e visita guiada para convidados e imprensa no dia 07, às 19 horas)

Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h

Classificação indicativa: Livre

Entrada: Gratuita

COMPARTILHE:


COMENTE: