O que mudou? Aliás, mudou?

Publicado em 19/08/2012

PC Gusmão está satisfeito com a melhora da equipe foto: Waleska Santiago/Agência Diário 

Tem torcedor que deve estar se perguntando: “Espera aí, o que mudou nesse time do Ceará pra ‘meter’ três vitórias consecutivas assim”? O jornalista aqui pode até enumerar algumas possibilidades:1. A entrada dos laterais Paulo Sérgio e Márcio Careca

2. A entrada do meio-campo Juca

3. A volta de Heleno como terceiro zagueiro

4. O entrosamento da equipe

E por aí vai. Sim, porque os laterais deixaram o sistema defensivo mais compacto, apesar da função de alas. Juca melhorou o passe no meio, se posiciona bem e dita o ritmo do jogo. Heleno jogando onde conhece bem fecha a defesa e não brinca em serviço, apesar da vontade do PC Gusmão em colocá-lo na frente da zaga como volante. E, claro, chegando ao final do primeiro turno o time tinha mesmo que entrosar, apesar das inúmeras mudanças por questão técnica ou tática.

Mas, será que esses são os motivos da mudança no alvinegro? Ou melhor, houve mesmo mudança? Sim. E talvez a mais importante delas eu não citei acima: a confiança. Ela voltou e com tudo. O olhar dos caras em campo é diferente. Quando a bola espirrada na defesa bate em alguém, na trave e sai é sinal de sorte. Quando uma tabela lá na frente dá certo meio sem querer e sai um gol é porque as coisas estão conspirando a favor.

E assim, foram nove pontos em três jogos onde o único triunfo ‘meio’ certo era contra o Barueri porque o jogo era em casa e os paulistas andam mau que só. O técnico PC Gusmão – que não foi demitido nos momentos de crise porque tem o grupo na mão – passou sufoco algumas rodadas atrás. Porém, mostra hoje que sabe tudo desse grupo e tem encontrado a receita de tirar o melhor de cada atleta. O time está mais forte e basta olhar pro banco pra ter certeza disso. Existem opções para mexer com uma partida ou mudar um esquema de jogo. Assim, segue o Ceará e a sua imensa interrogação nesta série B, quando o assunto é o próximo compromisso..

LEIA MAIS:

COMPARTILHE:


COMENTE: